Será realizada, nesta segunda-feira (5), às 9h, na Casa Amarela, no centro de Aquiraz-Ce, o terceiro processo licitatório para contratação do transporte universitário. Desde o final de janeiro que as aulas começaram, sendo que para alguns estudantes as aulas foram contínuas desde o ano passado, sem interrupções.

Esta será a terceira licitação. Na primeira, a empresa vencedora não apresentou os veículos (ônibus) para a vistoria técnica da Prefeitura de Aquiraz. Ela sequer possuía os veículos. Tal fato atrasou o início das atividades dos ônibus universitários. Já a segunda licitação, ocorrida no dia 9 de fevereiro passado, transcorreu normalmente, apesar da empresa vencedora (Empresa São Benedito) ter sido desclassificada por conta da não apresentação de um documento obrigatório. A segunda empresa vencedora, a Palex, havia cumprido todas as exigências legais e estava pronta para apresentar seus veículos à inspeção da Prefeitura. Não se contava era com a revogação da licitação, um dia antes da vistoria. A segunda licitação foi cancelada sob a alegação de irregularidade na empresa que prestaria os serviços.

Enfim, apesar da conquista dos ônibus universitários, duas licitações canceladas puseram em situação complicada a vida dos estudantes universitários e técnicos, já que muitos deles dependiam dos ônibus para ir as suas aulas. Muitos estudantes só se matricularam, nas instituições de Fortaleza, por conta do transporte universitário gratuito. Fosse uma licitação cancelada seria compreensível, mas duas seguidas complicaram a situação de todos os estudantes. Nesta segunda-feira, teremos uma terceira licitação. Sabemos da competência do pessoal da licitação, contudo, nada poderá dar errado desta vez.

Convocamos a todos os estudantes, que tiverem disponibilidade, a se fazer presentes, na manhã desta segunda-feira, na Casa Amarela, pois a presença dos estudantes causará algum impacto e, certamente, as empresas participantes terão mais atenção aos serviços que nos serão prestados e concorrerão com cautela no processo licitatório.

Quanto à Carteira Estudantil Metropolitana, o Governo do Estado do Ceará ainda não disponibilizou os formulários para o exercício 2012. Há uma falha do Estado neste sentido, já que o ano letivo se inicia em fevereiro. Embora argumentem que as carteiras 2011 vençam no próximo mês de maio, o Governo do Estado deveria saber que há os novos ingressantes e aqueles que não fizeram no ano passado. Resta-nos esperar e torcer para que tudo dê certo.

Atenciosamente,
Joaquim Paiva
Coordenador dos Ônibus de Universitários de Aquiraz