Aquiraz conta, agora, com uma academia ao ar livre, gratuita, localizada no centro da cidade, ao lado do açude central. Segundo informações do educador físico e instrutor da “Academia Popular“, De Assis, a academia será inaugurada já no dia  1 de abril de 2012.

A Academia Popular, assim batizada (ainda não foi divulgada uma denominação oficial, que poderá ser ou não o mesmo nome) pelos instrutores, De Assis e Barroso, e instalada pelo preparador físico e experiente no ramo de academias de ginástica e musculação da cidade, Beto Dantas (Betinho), ficará disponível à população para a prática de exercícios físicos funcionais, ou seja, sem pesos, apenas o exercício corporal.

Os 32 equipamentos instalados estão disponíveis para qualquer idade, do adolescente à melhor idade, os quais serão acompanhados por profissionais da área, a fim de evitar quaisquer danos à integridade física dos atletas populares.

Os equipamentos estarão em uso de segunda-feira à sábado, sob orientação dos educadores físicos, De Assis e Barroso, que darão todas as instruções necessárias para a boa prática do exercício funcional, conforme cronograma abaixo:

  • Segunda à sexta-feira, das 7h às 10h (manhã) e das 18h às 20h (noite)
  • Sábado, das 7h ás 10h (manhã)

O prefeito Edson Sá acertou em cheio na Academia Popular, a qual propiciará o bem-estar dos munícipes que praticam exercícios físicos no dia-a-dia, no centro da cidade. A academia servirá de complemento às pessoas que já praticam a caminhada no entorno do açude central (aproximadamente 400m), bem ao lado da academia popular.

Há algum tempo, conversamos com o prefeito sobre a instalação de uma arena esportiva para a prática do Vôlei de Praia e do Futevôlei, que deveria ser localizada ao lado do antigo refeitório do Centro Comunitário, de frente para o açude central. Conversamos, hoje, com Beto Dantas o qual indicou a lateral da Academia Popular como espaço para estes esportes, o que seria ideal. Os custos são insignificantes para o governo municipal, pois será necessário apenas um par de mastros, fitas marcadoras das laterais e fundos, uma rede e bolas. Cremos que o prefeito atenderá este anseio.

O entorno do açude conta hoje com a Caminhada no calçadão, a prática do Skate, uma meia quadra para o Basquete de Rua, a prática do Karatê, no salão do Centro Comunitário e agora os Exercícios Funcionais, na Academia Popular. Nós, da AGAGE, gostaríamos de ampliar essas práticas para mais modalidades e para o campo cultural e artístico: a Capoeira, o Futebol de Travinha, o Jiu Jitsu, a Dança, a Leitura, a Roda de Violão, o Xadrez, o Teatro, as Apresentações Musicais Locais, o Cinema etc. com custos baixíssimos para o município. Contudo, há uma deficiência em deixar o Ginásio Coberto, desabilitado às práticas esportivas, devido aos problemas na estrutura física do espaço, o que pode ser compensado com novas alternativas. Vamos conversar com o prefeito para tornar estas atividades em realidade.

Por Joaquim Paiva
Relações Públicas da AGAGE – Associação Gente Ajudando Gente