[Texto extraído na íntegra, do site da Secult]

A  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a Petrobras convidam a todos para a inauguração da reserva Técnica do Museu Sacro São José do Ribamar e o lançamento do Catálogo da Instituição, nesta sexta, 27, às 9h, no Anexo do Museu Sacro São José de Ribamar

A Reserva Técnica é uma área especial de guarda de objetos que não estão no circuito expositivo, sendo restrita, inclusive, a alguns dos funcionários do próprio Museu. Nela, os objetos são devidamente higienizados e catalogados, à espera de novas exposições (de longa ou curta duração, itinerantes etc.), produção de pesquisas, catálogos ou de livros. Com o princípio de “expor menos (peças) para comunicar mais”, possibilitando ao usuário uma reflexão mais aprofundada sobre a cultura material preservada, a correta manutenção da reserva técnica torna-se de grande importância para dinamização das atividades museais.

O Projeto de Estruturação da Reserva Técnica do Museu Sacro São José de Ribamar, aprovado no Edital Petrobrás Cultural 2010, por meio da Lei Federal de Fomento e Incentivo à Cultura, nº 8313/1991 (Lei Rouanet), teve como principal objetivo qualificar o processo de conservação do acervo situado na reserva técnica da Instituição. Possibilitou, assim, a aquisição de novo mobiliário, materiais e equipamentos, além da capacitação, por meio da Oficina de Conservação Museológica, ministrada por técnicos especializados, dos funcionários e bolsistas selecionados (entre os estudantes do Ensino Médio da rede pública) para agilizar algumas etapas do projeto, como: higienização, embalagem e acondicionamento dos objetos; revisão do inventário do acervo e gerenciamento ambiental das salas da reserva.

O Museu Sacro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, considerado um dos mais importantes do Nordeste, é composto por imagens, objetos de procissão, paramentos litúrgicos, oratórios, alfaias e missais, oriundos de diferentes épocas e recantos do Ceará e do Brasil. O acesso ao Museu e à parte de seu acervo pelo público em geral, pode ser feito por meio de visitas às salas de exposição e/ou pela leitura do Catálogo do Museu Sacro São José de Ribamar, também financiado com recursos do Edital Petrobrás Cultural 2010.

Venha a Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, visite o Museu Sacro São José de Ribamar e adquira o seu catálogo.

Inauguração da Reserva Técnica e lançamento do catálogo:

  • Data: 27 de abril de 2012 (sexta)
  • Horário: 9 horas
  • Local: Anexo do Museu Sacro São José de Ribamar
  • Endereço: Largo da Independência s/nº
  • Fone: 3361-2535

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (link: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/museu-sacro-sao-jose-de-ribamar-inaugura-reserva-1?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter)
Colaboração: Roberta Leite (Turismóloga e colabora das ações culturais e turísticas de Aquiraz)