O portal de notícias G1, publicou, no último dia 5, que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – Semace notificou responsáveis pelo aterramento da lagoa do Catu, em Aquiraz. (link no final desta publicação)

catu620

Foto área tirada pelo portal de notícias G1.com

Todos sabemos que o Estado do Ceará passa por uma crise de água, em várias cidades, dentre elas a cidade de Aquiraz. Já faz um tempo que a questão da água tem preocupado demais a população aquirazense. Poços secando em várias localidades e falta d’água momentâneos, onde há rede de abastecimento da Cagece, são constantes, enquanto um grande empreendimento irriga seus gramados para a prática europeia elitizada de Golf, com águas do Catu.

“… Proprietários das obras de aterramento foram notificados e devem responder por crimes. O processo será enviado, também à Procuradoria Geral de Justiça e será elaborada uma representação criminal na delegacia. Os infratores sujeitam-se ainda à obrigação de reparar os danos causados ao meio ambiente…” (G1)

Alguns movimentos estão se organizando para pensar e discutir a questão das águas. Logo, acontecerá um ato público nesse sentido.

Por Joaquim Paiva
Presidente da AGAGE

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/04/semace-notifica-responsaveis-por-aterramento-da-lagoa-do-catu-no-ce.html

Mais informações:
http://www.cearanews7.com.br/noticias/dia-dia/acoes-da-semace-combatem-irregularidades-na-lagoa-do-catu-em-aquiraz

*********

Blog do Joaquim Paiva (Clique aqui para ver a matéria abaixo, na íntegra)

“Já não conto as vezes e locais em que vejo reclamações a cerca do abastecimento de água, na cidade de Aquiraz-Ce. Associadas aos descasos com a lagoa do Catu, maior fonte de abastecimento da cidade, onde alguns donos de imóveis, às margens da lagoa, aproveitam a estiagem para ampliar, literalmente, suas propriedades, via aterramento e associadas aos descasos com o Rio Pacoti, receptor de esgoto dos dejetos humanos e de outros males vindos do lixão do Machuca, complementam a reclamação popular sobre ás águas de Aquiraz.”

– Blog do Joaquim Paiva (http://blogdojoaquimpaiva.wordpress.com)

Anúncios